quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Solos-Dinâmica Externa e Interna da Terra

 O solo possui várias classificações, estas indicam o seu processo de desagregação
(destruição,desunir,separar) e altitude (altura de um local relacionado ao nível do mar).
 Os solos são esculpidos e modelados pelos agentes externos e internos por exemplo:
 EXTERNOS: chuva, vento, água, temperatura e do homem.
 INTERNOS: magma, terremotos, maremotos.    
Estes agentes formam formas de relevo como:

PLANALTOS: locais superiores a 300 metros de altitudes e com grandes processos erosivos.
PLANÍCIES: áreas que têm como predominância o processo de sedimentação, com materiais vindos de locais vais elevados e com nutrientes proporcionais.
DEPRESSÕES: são áreas suavemente inclinadas onde predominam os processos erosivos, caracterizando uma forma de relevo mais rebaixada e plana.

Solo eluvial e aluvial: O solo eluvial é o solo originado da sua rocha matriz sendo desagregada, este solo não é preenchido com matéria de outro lugar, e sim pela sua rocha matriz. São separados por camadas.
Solo aluvial é o solo que não é originado pela sua rocha matriz, e sofre a sedimentação e o transporte para ser formado.
Atividades humanas e suas consequências: 
O ser humano durante séculos procurou desenvolver ferramentas e ampliar a qualidade de vida da sua família de dos habitantes de um certo local. Nesta tentativa acabou criando a agricultura e outras várias atividades econômicas e sociais que afetaram a natureza e a tornaram artificial. Hoje em dia nada é natural, pois tudo que o homem pratica faz efeito na natureza. Por exemplo, andar de carro polui o ar. E essas consequências afetaram também o solo.
Quando plantamos alimento para sustentar a população de uma região é preciso obter um terreno fértil e plano, para o cultivo da matéria orgânica, e para isso utilizamos o solo que nos proporciona alimento e abrigo. Mas atualmente o homem anda plantando e não deixando o terreno descansar, e por isso devem tomar como exemplo as culturas indígenas que depois de uma colheita, deixam o solo descansar e assim eles conseguem a obtenção de um solo mais fértil e rico em minerais. Atualmente o homem não segue este processo, pois é lento e coloca em risco o sustento da população, então tem como brinde a desertificação da área de plantio e também a erosão, mas para isso existe uma solução, adubo e matéria orgânica em decomposição no solo.
Problemas ambientais no solo urbano: 
O homem na tentativa de ampliar o seu conforto e facilidade para se transportar de um lugar para outro
criou o carro, que facilitou muito a vida do ser humano, e até foi considerado uma revolução durante algum tempo. Mas com isso surgiu a poluição do ar, e para que o carro circulasse normalmente , sem interrupções e sem dano algum, foi necessária a criação de estradas e ruas asfaltadas. Assim também com o ser humano que quisesse andar corretamente pela rua sem incômodo e sem sujar os pés;
 tiveram de surgir as calçadas. Que geraram o problema da impermeabilização do solo (solo que não possui ou não deixa que líquidos o atravessem). E assim surgiram as enchentes que dominaram e destruíram casas e bairros com asfalto e calçada. Assim surgiram os bueiros, que permitiam que a água da chuva ultrapassasse para o subterrâneo sem causar enchentes, mas o homem começou a poluir os rios e o solo jogando lixo. E aquele lixo que era jogado aos rios iam poluir e matar seus habitantes, e ao solo, em chuvas fortes entopem os bueiros e assim causam as enchentes novamente.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Atmosfera e seus gases e camadas:

 Atmosfera e suas camadas:
A Atmosfera nos proporciona ar, ela é a camada de ar que envolve a terra.
 Ela  possui várias camadas, entre elas :
A primeira, onde ocorrem os fenômenos naturais como granizo, chuva e vento é a Troposfera.
 Segunda camada,  rica em ozônio e em que aeronaves circulam é a Estratosfera.
 Terceira camada é a  Mesosfera, uma camada muito fria e que nos proporciona proteção e estabilidade da temperatura terrestre.
 Quarta camada é a Termosfera, uma camada muito quente e que também mantém estável a temperatura terrestre.  É nessa camada que é estabelecida a ferramenta de comunicação global;
ou seja, é lá que circulam os satélites artificiais.
A última e não menos importante das camadas é a Exosfera, a camada que nos separa do espaço cósmico.

Gases da Atmosfera: 
Oxigênio- 02: é o gas utilizado na combustão ( produção de fogo) e também na respiração de todos os seres vivos. É o segundo Gás mais abundante da Terra, existem em cercca de 21%.

Nitrogênio- N2: é o extintor natural da terra, é ele que modera a existência do fogo, e é ele o gás mais abundante da Atmosfera. Cerca de 78%.

Carbônico-CO2: faz parte da categoria dos gases nobres e ocupa cerca de 1% da Atmosfera. É o gás utilizado pelas plantas para fazer a fotossíntese e assim renovar o Oxigênio.




Foto: 




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sites recomendados:

Minecraft Lânder:
Categoria: Jogos-entreterimento-informações-fórums
Endereço: http://www.minecraftlander.blogspot.com/
Reputação: Mediano, formece informações úteis e práticas. Todas resumidas em linguajar simples e compreensível. Pouco visitado.


Wikpídia:
Categoria: Ciência-entreterimento-pesquisa-conhecimento
Endereço: http://www.wikpidia.org/
Reputação: Espetacular, fornece grandes informações, práticas em um linguajar um pouco aprimorado. Suas informações são as mais solicitadas e famosas.