sexta-feira, 24 de maio de 2013

Células

Para começarmos á entender organismos mais complexos, é necessário entendermos a forma básica de cada um deles, e para que entendamos estes seres simples, é necessário entender sua (s) célula (s) , sejam Eucariontes (Eucariótica) ou Procariontes (Procariótica), que serão citadas abaixo.
Organelas de uma célula:
Mitocôndria: Local onde é produzida a energia da célula, tal energia provém da respiração celular.
Retículo: Canais de distribuição das substâncias da célula.
Carioteca (Membrana): Membrana nuclear que separa o citoplasma do núcleo.Apresenta também orifícios por onde é possibilitada a passagem de substâncias.
Cromatina: Material que guarda o DNA e é responsável pelo comando das funções celulares.
Ribossomo: Fabrica enzimas e proteínas.
Golgiense: Organela responsável pela produção, armazenamento e distribuição de substâncias da célula.
Lisossomo: Realiza a digestão do alimento celular.
Centríolo: É presente em células animais, e raramente em células vegetais, é responsável pela divisão da célula.
Cloroplasto: Faz a fotossíntese da célula vegetal, já que só é presente neste tipo de célula (vegetal).

Estrutura Celular:
EUCARIONTE: Apresenta uma membrana que envolve a célula, protegendo-a, apresenta o citoplasma, substância gelatinosa onde ficam as organelas responsáveis pela digestão,excreção, respiração, etc... E apresenta também o núcleo, onde se encontram os materiais genéticos (DNA,RNA).

PROCARIONTE: Não apresenta a membrana que separa o citoplasma do núcleo, o que ocasiona a difusão do material nuclear no citoplasma (DNA,RNA).

Seres Pluricelulares e Unicelulares:
Pluricelulares: são seres de maior porte, possuem 2 ou mais células, como exemplo temos o leão, ser humano, hortelã, plantas e etc...
Unicelulares: são seres pequenos, geralmente microscópicos que apresentam 1 única célula, geralmente são protozoários, bactérias, talvez pequenos fungos e vírus.

Seres Autotróficos e Heterotróficos:
Para que um ser seja considerado autotrófico ele deve ser vegetal, seja unicelular, ou pluricelular, deve fazer a fotossíntese e produzir seu próprio alimento através da fotossíntese.Já para ser heterotrófico , é preciso que o ser seja geralmente pluricelular, e ir em busca de seu alimento, seja herbívoro, carnívoro ou onívoro.
E para que um ser seja considerado animal deve ser pluricelular, eucarionte e heterotrófico por ingestão.

Exemplo de uma Célula Eucarionte:

Exemplo de uma Célula Procarionte:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Expedição Maceió-Curiosidades e o Paraíso das águas!

Uma das curiosidades e coisas que mais achei interessante é sua espécie nativa de lagarto Calango, termo que se refere a lagartos de pequeno porte.Ele é classificado da família Tripoduridae e vive em locais de clima árido-tropical e habita em fendas e/ou buracos em rochas ou na terra além de buracos em troncos de coqueiros e/ou árvores.
Algumas fotos impressionantes que tirei:


 Uma foto que realmente tive sorte de tirar foi esta:

Vídeo impressionante:
Outro animal que me impressionei em ver são os Ouriços do Mar, que habitam em rochas submersas na água salgada do mar, e recebem este nome pelo fato que espinham seres que apertam ou são considerados ameaçadores pelo mesmo.
Fotos:

Ouriços do mar são perigosos, seus espinhos possuem veneno, mas por mais que pareçam carnívoros e seres maus, eles se alimentam de algas, planctons e seres microscópicos!
Outro ser que me assustou foi a Agua Viva Branca, me assustei, porém ela não da choque, seus "tentáculos" são curtos e não possuem veneno.
Fotos:



Expedição Maceió-Em Breve

Fui em uma viajem á lazer para maceió, e como o próprio nome turístico diz, lá é o paraíso das águas.E por tanto , durante a viagem encontrei cenas e seres fantásticos e também cenas arrasadoras e decepcionantes, animais como água viva , ouriços do mar, tartarugas, peixes, lagartos e outros mais.Aguardem.