Para começarmos á entender organismos mais complexos, é necessário entendermos a forma básica de cada um deles, e para que entendamos estes seres simples, é necessário entender sua (s) célula (s) , sejam Eucariontes (Eucariótica) ou Procariontes (Procariótica), que serão citadas abaixo.
Organelas de uma célula:
Mitocôndria: Local onde é produzida a energia da célula, tal energia provém da respiração celular.
Retículo: Canais de distribuição das substâncias da célula.
Carioteca (Membrana): Membrana nuclear que separa o citoplasma do núcleo.Apresenta também orifícios por onde é possibilitada a passagem de substâncias.
Cromatina: Material que guarda o DNA e é responsável pelo comando das funções celulares.
Ribossomo: Fabrica enzimas e proteínas.
Golgiense: Organela responsável pela produção, armazenamento e distribuição de substâncias da célula.
Lisossomo: Realiza a digestão do alimento celular.
Centríolo: É presente em células animais, e raramente em células vegetais, é responsável pela divisão da célula.
Cloroplasto: Faz a fotossíntese da célula vegetal, já que só é presente neste tipo de célula (vegetal).
Estrutura Celular:
EUCARIONTE: Apresenta uma membrana que envolve a célula, protegendo-a, apresenta o citoplasma, substância gelatinosa onde ficam as organelas responsáveis pela digestão,excreção, respiração, etc... E apresenta também o núcleo, onde se encontram os materiais genéticos (DNA,RNA).
PROCARIONTE: Não apresenta a membrana que separa o citoplasma do núcleo, o que ocasiona a difusão do material nuclear no citoplasma (DNA,RNA).
Seres Pluricelulares e Unicelulares:
Pluricelulares: são seres de maior porte, possuem 2 ou mais células, como exemplo temos o leão, ser humano, hortelã, plantas e etc...
Unicelulares: são seres pequenos, geralmente microscópicos que apresentam 1 única célula, geralmente são protozoários, bactérias, talvez pequenos fungos e vírus.
Seres Autotróficos e Heterotróficos:
Para que um ser seja considerado autotrófico ele deve ser vegetal, seja unicelular, ou pluricelular, deve fazer a fotossíntese e produzir seu próprio alimento através da fotossíntese.Já para ser heterotrófico , é preciso que o ser seja geralmente pluricelular, e ir em busca de seu alimento, seja herbívoro, carnívoro ou onívoro.
E para que um ser seja considerado animal deve ser pluricelular, eucarionte e heterotrófico por ingestão.
Exemplo de uma Célula Eucarionte:
Exemplo de uma Célula Procarionte: