quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mares e sua Dinâmica

Plataforma Continental:
Hoje em dia temos como único conhecimento da plataforma continental o Pré-Sal. Onde foram estabelecidas atividades econômicas como a extração de petróleo pela empresa Petrobras. A plataforma continental é como se fosse um grande barranco que abre caminho aos mares e a maioria têm como profundidade 0 a 200m de extensão.
Nas plataformas continentais, também foram estabelecidas atividades como pesca e também extração de sais.
Petróleo: Material não renovável encontrado nas plataformas continentais e também em locais premiados com este material submerso.É um material produzido pela natureza que é raro e muito importante.
É utilizado para a produção de combustível para automóveis e aparelhos dependentes deste material.
Relevo Submarino: o relevo submarino é variável. É como se fosse o solo como pisamos, pois possui forma de planície,  pequenas montanhas, cadeias de montanhas e também acidentado. Essas formas de relevo submarino, quando em grandes altitudes podem originar pequenas ilhas ou até arquipélagos.
Enseadas:  são praias com aparência côncava.
Restingas: Terrenos arenosos com exposição as marés, que podem a transformar em outra forma.E possuem vegetação adaptada ao tipo de solo.
Sacos: podem ser chamados de baías ou golfos, com a diferença que os golfos são maiores e com grande expansão. São pontos de ligação com o oceano.Sofrem a ação das marés e podem se fechar e se tornar lagoas costeiras.
Interferência humana no equilíbrio aquático: 
A interferência humana no equilíbrio marítimo é um problema. Essas interferências causam desequilíbrio e a desordem dos oceanos com atividades de retirada do petróleo. No caso de vazamentos, além do petróleo ser menos denso do que a água, e por isso não deixe que a luz solar passe e possibilite a fotossíntese das algas. As algas são as ferramentas mais potentes de renovação do oxigênio, além de renovarem mais oxigênio que as árvores e absorverem mais gás carbônico.
O petróleo também mata aves e outros seres, pois é tóxico. Aves morrem por engolirem ou ficam com suas penas grudadas e descascadas, e assim morrem afogadas.
Outro tipo de interferência é a das usinas termonucleares , que despejam material tóxico e radioativo matando peixes, golfinhos e evidentemente os humanos.
A formação dos oceanos:
Existem duas hipóteses para a existência dos oceanos na Terra, a primeira é o:
Criacionismo: O oceano foi criado e desenvolvido por Deus, que o separou do continente.

Evolucionismo: O oceano foi originado através do grande processo de vulcanismo, que ficou resfriado resultando nas águas. Estes cientistas chamam o único oceano de Panthalassa.
O que também favorece a formação da água é a distância do nosso planeta com o Sol.
Se estivéssimos mais afastados do do Sol, teríamos apenas água congelada, ou nem teríamos. E se estivéssimos mais próximos só teríamos água no estado gasoso.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Doenças Transmissíveis Pelo ar:

Gripe H1N1: 
Hoje em dia, temos ouvido muito em rádios, na televisão, em sites o assunto da Gripe A, ou H1N1 que levantou em surto.
 Esta doença é contagiosa, e têm sintomas semelhantes ao da gripe normal:
 febre repentina de 38 e 39 graus, dor na garganta, articulações ósseas,tosse coriza.
O infectado deve ser tratado logo que o vírus seja detectado, além de receber cuidados especiais e isolamento durante algum tempo.
Podemos prevenir a H1N1 por vacinas, hábitos simples de higiene como lavar bem as mãos, evitar locais aglomerados e fechados, onde há grande abundância de vírus e bactérias.
Poliomielite:
 Poliomielite pode ser prevenida com vacinação, em alguns países que não possuem acesso a vacina ou não possuem muitas informações, como no continente africano e no país indiano.
Essa doença causa a paralisia dos membros inferiores , e é muito conhecida como Paralisia infantil .
Sarampo e Rubéola:
São doenças que são conhecidas. Causam manchas avermelhadas na pele e também febre.
Elas podem ser prevenidas com vacina.
Em gestantes, a Rubéola pode causar deficiências no feto e as mais comuns são:
falta de membros, nascença sem cérebro, deficiência visual ou auditiva e etc...
Caxumba:
Caxumba é uma doença também conhecida por antigamente haver muitos destes casos, e além de ser uma doença horrível é também dolorosa.
A caxumba causa inchaço no pescoço, onde se encontram as glândulas salivares (glândulas que produzem saliva) e causam dor ao infectado.
Meningite: 
A Meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias e fungos, ela ataca as meninges (glândulas que envolvem o cérebro).
E têm como sintomas:
dor de cabeça, rigidez da coluna , vômito a jato e febre.
Prevenimos-a com vacinas, antibióticos e anti-inflamatórios.
Pneumonia: 
É uma doença temida, que resulta de gripes e doenças antecessores mal curadas. A Pneumonia ataca o pulmão, enchendo os brônquios com pus e causando falta de ar e desconforto.
Seus sintomas são febre alta, catarro com coloração escurecida.
A prevenção é simples, dieta saudável e vacina.
Coqueluche:
A Coqueluche é uma doença horrível que foi controlada, mais voltou em grande número de casos.
Seus sintomas são:
vômito, dor, falta de ar,sufocamento e grande prolongamento da tosse como antigamente era chamada "Tosse comprida".
Ela pode ser prevenida com vacina e também com distância dos contagiados, e é bem comum em pequenas crianças.




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Solos-Dinâmica Externa e Interna da Terra

 O solo possui várias classificações, estas indicam o seu processo de desagregação
(destruição,desunir,separar) e altitude (altura de um local relacionado ao nível do mar).
 Os solos são esculpidos e modelados pelos agentes externos e internos por exemplo:
 EXTERNOS: chuva, vento, água, temperatura e do homem.
 INTERNOS: magma, terremotos, maremotos.    
Estes agentes formam formas de relevo como:

PLANALTOS: locais superiores a 300 metros de altitudes e com grandes processos erosivos.
PLANÍCIES: áreas que têm como predominância o processo de sedimentação, com materiais vindos de locais vais elevados e com nutrientes proporcionais.
DEPRESSÕES: são áreas suavemente inclinadas onde predominam os processos erosivos, caracterizando uma forma de relevo mais rebaixada e plana.

Solo eluvial e aluvial: O solo eluvial é o solo originado da sua rocha matriz sendo desagregada, este solo não é preenchido com matéria de outro lugar, e sim pela sua rocha matriz. São separados por camadas.
Solo aluvial é o solo que não é originado pela sua rocha matriz, e sofre a sedimentação e o transporte para ser formado.
Atividades humanas e suas consequências: 
O ser humano durante séculos procurou desenvolver ferramentas e ampliar a qualidade de vida da sua família de dos habitantes de um certo local. Nesta tentativa acabou criando a agricultura e outras várias atividades econômicas e sociais que afetaram a natureza e a tornaram artificial. Hoje em dia nada é natural, pois tudo que o homem pratica faz efeito na natureza. Por exemplo, andar de carro polui o ar. E essas consequências afetaram também o solo.
Quando plantamos alimento para sustentar a população de uma região é preciso obter um terreno fértil e plano, para o cultivo da matéria orgânica, e para isso utilizamos o solo que nos proporciona alimento e abrigo. Mas atualmente o homem anda plantando e não deixando o terreno descansar, e por isso devem tomar como exemplo as culturas indígenas que depois de uma colheita, deixam o solo descansar e assim eles conseguem a obtenção de um solo mais fértil e rico em minerais. Atualmente o homem não segue este processo, pois é lento e coloca em risco o sustento da população, então tem como brinde a desertificação da área de plantio e também a erosão, mas para isso existe uma solução, adubo e matéria orgânica em decomposição no solo.
Problemas ambientais no solo urbano: 
O homem na tentativa de ampliar o seu conforto e facilidade para se transportar de um lugar para outro
criou o carro, que facilitou muito a vida do ser humano, e até foi considerado uma revolução durante algum tempo. Mas com isso surgiu a poluição do ar, e para que o carro circulasse normalmente , sem interrupções e sem dano algum, foi necessária a criação de estradas e ruas asfaltadas. Assim também com o ser humano que quisesse andar corretamente pela rua sem incômodo e sem sujar os pés;
 tiveram de surgir as calçadas. Que geraram o problema da impermeabilização do solo (solo que não possui ou não deixa que líquidos o atravessem). E assim surgiram as enchentes que dominaram e destruíram casas e bairros com asfalto e calçada. Assim surgiram os bueiros, que permitiam que a água da chuva ultrapassasse para o subterrâneo sem causar enchentes, mas o homem começou a poluir os rios e o solo jogando lixo. E aquele lixo que era jogado aos rios iam poluir e matar seus habitantes, e ao solo, em chuvas fortes entopem os bueiros e assim causam as enchentes novamente.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Atmosfera e seus gases e camadas:

 Atmosfera e suas camadas:
A Atmosfera nos proporciona ar, ela é a camada de ar que envolve a terra.
 Ela  possui várias camadas, entre elas :
A primeira, onde ocorrem os fenômenos naturais como granizo, chuva e vento é a Troposfera.
 Segunda camada,  rica em ozônio e em que aeronaves circulam é a Estratosfera.
 Terceira camada é a  Mesosfera, uma camada muito fria e que nos proporciona proteção e estabilidade da temperatura terrestre.
 Quarta camada é a Termosfera, uma camada muito quente e que também mantém estável a temperatura terrestre.  É nessa camada que é estabelecida a ferramenta de comunicação global;
ou seja, é lá que circulam os satélites artificiais.
A última e não menos importante das camadas é a Exosfera, a camada que nos separa do espaço cósmico.

Gases da Atmosfera: 
Oxigênio- 02: é o gas utilizado na combustão ( produção de fogo) e também na respiração de todos os seres vivos. É o segundo Gás mais abundante da Terra, existem em cercca de 21%.

Nitrogênio- N2: é o extintor natural da terra, é ele que modera a existência do fogo, e é ele o gás mais abundante da Atmosfera. Cerca de 78%.

Carbônico-CO2: faz parte da categoria dos gases nobres e ocupa cerca de 1% da Atmosfera. É o gás utilizado pelas plantas para fazer a fotossíntese e assim renovar o Oxigênio.




Foto: 




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sites recomendados:

Minecraft Lânder:
Categoria: Jogos-entreterimento-informações-fórums
Endereço: http://www.minecraftlander.blogspot.com/
Reputação: Mediano, formece informações úteis e práticas. Todas resumidas em linguajar simples e compreensível. Pouco visitado.


Wikpídia:
Categoria: Ciência-entreterimento-pesquisa-conhecimento
Endereço: http://www.wikpidia.org/
Reputação: Espetacular, fornece grandes informações, práticas em um linguajar um pouco aprimorado. Suas informações são as mais solicitadas e famosas.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Litosfera e estudo das rochas:

CAMADAS DA TERRA: Crosta Terrestre>Manto>Núcleo.


Rochas:

Oque é Basalto:

Basalto é uma lava endurecida, fácilmente encontrada no sul do Brasil.
Serve para fazer calçamento.
Com o passar do tempo o basalto se decompõe, e se transforma na terra roxa, existente apenas  no sul do Brasil. Essa terra é muito fértil.

Oque é Mica:
Mica é um mineral brilhante , é uma lâmina encontrada dentro do granito. Serve para isolar os fios elétricos, como no ferro de passar roupa.

Oque é Xisto:
Xisto é uma rocha originada das tranformações da argila.

Do que é feito o magma:
Silício e Magnésio.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Questionário de Ciências-faixa etária : 10 a 13 anos de idade!

1) O que é ciência? Explique!

2) Explique a idéia da Abiogênese de uma forma aguçada , com  um entendimento profissional.

3) O que é Biogênese?

4) Oque é Halos de Polônio?

5) Explique em que modelo você acredita: Criacionismo/Evolucionismo, e dê provas científicas que comprovam um dos modelos.

6) Porque na atualidade os cientistas utilizam mais o modelo evolucionista?

7)Quando um cientista usa o termo muito tempo;
    Qual modelo ele se refere?


Pense , reflita, e corrija!
Marque sua resposta nos comentários.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Halos de Polônio

Certo dia o DR. Robert Gentry, cientista da Universidade do Tennessee, Estados Unidos , começou a estudar amostras de uma rocha chamada de granito. Grande comum em várias partes do planeta. Em suas pesquisas , ele descobriu na rochas Halos de Polônio , um elemento químico que pode estar presente no granito se houvesse um processo muito rápido de resfriamento, praticamente instantâneo , o que só poderia ocorrer se a pedra de granito tivesse aparecido em pouco tempo , ou seja ela apareceu rápidamente, em mais ou menos de segundos  a minutos. O que reforça o modelo criacionista, e acaba quebrando o modelo evolucionista

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Criacionismo/Evolucionismo

Diferenças:


Criacionismo:
Pouco tempo, 6 a 10 mil anos-1 Continente-Meteoros-DILÚVIO


Evolucionismo:
Muito tempo, milhões de anos-1 Continente-Meteoros-NÃO ACEITA O DILÚVIO.

Os criacionistas dizem que as camadas geológicas se formaram em POUCO TEMPO, e que comprovam o Dilúvio. Os evolucionistas dizem que houve um processo muito longo que durou aproximadamente 1 milhão de anos , e dizem que comprovam a evolução, pois embaixo, seres mais simples, menos elaborados e menores foram encontrados, logo acima , maiores mais elaborados,  mais acima dinossauros grandes e pequenos dentre outros.
   Antigamente a maioria dos cientistas acreditavam no CRIACIONISMO, agora na idade contemporânea os cientistas como Robert Darwing revolucionaram o mundo, com o modelo do Homem de Piltdown , que logo após foi comprovado que foi uma grande fraude, mas não divulgada nas escolas, e enstituições de ensino pois fere os evolucionistas.

Constelações- Oquê são, como são.

 Constelações, de um ponto de vista científico, não são de jeito nenhum conjunto de estrelas, elas não ficam aproximadas, do  ponto de vista terrestre, só vemos o alinhamento, paracem que estão juntas, mas é a posição da Terra que define o que vemos, Constelações são estrelas separadas, a bilhões , milhoes, trilhões de  metros apenas calculados por astronomos e cientistas , ou seja não estão nem um pouquinho perto e são estrelas separadas que formam um desenho, talvez imaginado, ou até bem formado naturalmente

sexta-feira, 16 de março de 2012

Berne

O Berne compõe o grupo das Moscas:  Varejeiras, conhecida  por sua cor verde brilhante , e por possuír a maior carga de doenças transmicíveis, além de possuír a ferramneta de produção do "berne", essa larva , (filhote da mosca varejeira) é implantada principalmente em bovinos, animas, e até em humanos. Ele causa uma pequena cicatriz se não tirá-do da pele, causa grande dor, e forma seu ninho, até crescer, e assim virar a "mosca".
Quando larva, o berne come carne do ser infectado, para depois crescer, e produzir novamente a larva.
 Dica:
 Ser vocêfor infectado pelo berne corra rápidamente para um pronto socorro, ou tire-o com bacon ao lado do ninho.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Hiena

As hienas alimentam-se de carne podre, ou carne fresca, elas roubam a carne de leões, matam filhotes de leões, comem búfal, zebras, todas mortas por outros animais, a hiena, famos por sua risada louca, e  pela fama de ladra, é uma presa fácil, anda em  grupo algumas vezes, a assim representa perigo aos filhotes de todas as espécies vivas por perto.

Leões

Os leõs estão no topo da cadeia alimentar africana,  Predador de muitos e presa de poucos , lidera e manda na savana, em dias de cansaço, espera algum outro felino caçar,e passar por perto, ele o pega de surpresa e rouba a comida. É assim que os leões vivem.

   As leoas , em dias de parto  , seus filhos nascem, assim começa uma guerra pela sobrevivência, a mãe protege os filhotes, e os leões , ou hienas tentam caçar seus filhotes, mas com garra e tamanho para enfrentar um outro felino a leoa luta, muitas vezes morre por seus filhotes, e assim os filhotes e a leoa morta viram alimento próspero por apenas 2 dias.

Moscas, e do que se alimentam:

As moscas se alimentam , de comida humana, mas não só isso, as moscas passam doenças por comerem:
  catarro, pus,fezes,cadáveres de pessoas e animais entre outros.
  As moscas tem como objetivo, em nossas casas coletar o máximo de comida, para poder se reproduzir, e depois transmitir doenças sanguíneas e respiratórias.
   As moscas são inojadas por serem seres que se alimentam de matérias  brutas, trasmissoras de doenças , além de serem seres que incomodam a todos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Grau geotérmico

Na crosta terrestre, a temperatura tende a ficar maior a medida que nos deslocamos para o seu interior.A esse fenômeno damos o nome de grau geotérmico. A cada 33 metros  de profundidade, em média, a temperaturada sobre 1 frau céucio, em relação á temperatura da superfície.O grau geotérmico não é igual e todos os pontos da crosta terrestre. Ele pode ser maior ou menor, dependendo de alguns fenômenos , como o vulcanismo, por exemplo:
  Uma prova da existência do grau geotérmico são as altas temperaturas no interior das minas de exploração de minérios. Outra prova desse fenômeno são as fontes de águas termais. Essas águas são aquecidas naturalmente no interior da crosta e sobem para a supérfície.

S.O.S. Planeta Terra - Crazy People alecsandercp1

http://www.youtube.com/watch?v=Z0shN-ikf6Q&feature=player_detailpage

H2O

H2O, é a composição molecular e pode ser água:
H2O é a junção de dois compostos de hidrogênio e 1 de Oxigênio ; Ou seja H em 2, O em um então H2O.  H2O É a chamada molécula de água ou  outro compostro líquido:
Atomo:
O sal de cozinha é a junção de atomo e clodo unificados num só componente.

Tubarão Branco

Estes animais estão no topo da cadeia alimentar marítima. As centenas de espécies apresentam uma diversidade de tamanho, aparência e hábtos alimentares. Um dos mais bem sucedidos animais de todos os tempos, o tubarão pode ser considerado o rei dos oceanos. Grandes caçadores e com poucos predadores naturais, ele se posiciona no topo da cadea alimentar. A maioria dos tubarões apresenta uma forma bastante hidrodinâmica, mandibulas potentes, com várias fileiras de dentes afiados, além de dispor de sentidos muito bem desenvolvidos, principalmente o olfato, eles podem centir o cheiro de outro animal em mais de 12 metros de distância.

O Dragão de Komodo

Os lagartos compõem um grupo bem sucedido e diversificado entre os répteis.
Você já deve ter ouvido a história da Lagartixa que desprende seu rabo para despistar um inimigo, porque depois ele cresce novamente.É verdade! Essa é uma capacidade desse simpático bichinho que come aracnídeos indesejados, escala paredes e até consegue andar no teto de casas.
Do mesmo grupo de animais da Lagartixa, também faz parte o imponente Dragão de Komodo, um lagarto com 3 metros de comprimento, cuja saliva contém bactérias letais que matam até búfalos!

Cupins

O cupim, adora comer casas de madeira, disso você sabe!
Mas você não sabe que ele serve para atrair aranhas para sua casa. Todos os insetos presas, como formigas, cupins  ,moscas, pernilongos entre outros. Isso serve de comida para as aranhas, além das casas de madeira serem quentes, tem todos os motivos para que haja uma grande população de aranhas em sua casa, então para se livrar, tire  tudo que há de madeira constituida na estrutura da casa, mas por favor, não confunda com móveis. Coloque material , como tijolo, concreto, cimento, assim terá mais chance de se livrar das aranhas tão perigosas e indesejada.

Cobra Cascavel

A cobra Cascavel tem como ferramenta de reconhecimento  seu chocalho, que serve para alertar ou até mesmo espantar presas e predadores. 
   Seu veneno é letal, não há tempo estimado para morte do picado, depende do local da picadura, por exemplo:
Se o local picado tiver um nervo ou veia aproximados, tenha certez que a morte é quase certa, na verdade , as cobras cascavéis matam, pois em qualquer local do corpo o veneno fica ativo, principalmente nos nervos e veias, que a corrente sanguínea envia sem querer o veneno para o cérebro, que reconhece o perigo, e assim vem as reações.
   Tome cuidado:
 As cobras menores ou que nasceram a pouco tempo tem mais chance de matar, mesmo não sendo venenosa, pois elas escolhem o local que vão picar,  frequentemente nas veias, e por não saberem dozar o veneno.

A ciência é uma verdade ABSOLUTA?

Não!
Muitas vezes pode haver fraude, e a ciência não é exata, o resultado muda.

terça-feira, 13 de março de 2012

Diferença de MODELO e TEORIA

Modelo é algo que não tem comprovação científica, mas serve de base para descobrirmos formas de conhecimentos, por exemplo :
DE ONDE VIEMOS

1) Modelo Criacionista:
Deus criou, planejou e arquitetou a vida e tudo que há de matéria viva e bruta, arquitetou nossa vida.
2) Modelo Evolucinista:
Propôe que o universo atual , e antigo e seus componentes  evoluíram de maneira simples para complexa por meio de compostos químicos.
A vida surgiu de maneira e espontânea. Não ha comprovação.
 Já TEORIA , é algo que tem comprovação científica , muitas pessoas hoje em dia , chamam esse dois modelos citados acima de TEORIA , mas não tem nada a ver, esse DOIS MODELOS não são TEORIA, pois eles não tem comprovação.

Definição de Biogênese :

Biogênese tem como definição que a vida surge a partir de outra vida, simplificando :
 A vida nasce  de outra , como
 a forma de reprodução atual, a vida surge de outra.

Definição de Abiogênese:

                                                                                                           
A  Abiogênese  tem como definição  a geração de vida espôntaneamente  , a vida surge a partir da matéria não viva. Inanimada.