Plataforma Continental:
Hoje em dia temos como único conhecimento da plataforma continental o Pré-Sal. Onde foram estabelecidas atividades econômicas como a extração de petróleo pela empresa Petrobras. A plataforma continental é como se fosse um grande barranco que abre caminho aos mares e a maioria têm como profundidade 0 a 200m de extensão.
Nas plataformas continentais, também foram estabelecidas atividades como pesca e também extração de sais.
Petróleo: Material não renovável encontrado nas plataformas continentais e também em locais premiados com este material submerso.É um material produzido pela natureza que é raro e muito importante.
É utilizado para a produção de combustível para automóveis e aparelhos dependentes deste material.
Relevo Submarino: o relevo submarino é variável. É como se fosse o solo como pisamos, pois possui forma de planície, pequenas montanhas, cadeias de montanhas e também acidentado. Essas formas de relevo submarino, quando em grandes altitudes podem originar pequenas ilhas ou até arquipélagos.
Enseadas: são praias com aparência côncava.
Restingas: Terrenos arenosos com exposição as marés, que podem a transformar em outra forma.E possuem vegetação adaptada ao tipo de solo.
Sacos: podem ser chamados de baías ou golfos, com a diferença que os golfos são maiores e com grande expansão. São pontos de ligação com o oceano.Sofrem a ação das marés e podem se fechar e se tornar lagoas costeiras.
Interferência humana no equilíbrio aquático:
A interferência humana no equilíbrio marítimo é um problema. Essas interferências causam desequilíbrio e a desordem dos oceanos com atividades de retirada do petróleo. No caso de vazamentos, além do petróleo ser menos denso do que a água, e por isso não deixe que a luz solar passe e possibilite a fotossíntese das algas. As algas são as ferramentas mais potentes de renovação do oxigênio, além de renovarem mais oxigênio que as árvores e absorverem mais gás carbônico.
O petróleo também mata aves e outros seres, pois é tóxico. Aves morrem por engolirem ou ficam com suas penas grudadas e descascadas, e assim morrem afogadas.
Outro tipo de interferência é a das usinas termonucleares , que despejam material tóxico e radioativo matando peixes, golfinhos e evidentemente os humanos.
A formação dos oceanos:
Existem duas hipóteses para a existência dos oceanos na Terra, a primeira é o:
Criacionismo: O oceano foi criado e desenvolvido por Deus, que o separou do continente.
Evolucionismo: O oceano foi originado através do grande processo de vulcanismo, que ficou resfriado resultando nas águas. Estes cientistas chamam o único oceano de Panthalassa.
O que também favorece a formação da água é a distância do nosso planeta com o Sol.
Se estivéssimos mais afastados do do Sol, teríamos apenas água congelada, ou nem teríamos. E se estivéssimos mais próximos só teríamos água no estado gasoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário