quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mares e sua Dinâmica

Plataforma Continental:
Hoje em dia temos como único conhecimento da plataforma continental o Pré-Sal. Onde foram estabelecidas atividades econômicas como a extração de petróleo pela empresa Petrobras. A plataforma continental é como se fosse um grande barranco que abre caminho aos mares e a maioria têm como profundidade 0 a 200m de extensão.
Nas plataformas continentais, também foram estabelecidas atividades como pesca e também extração de sais.
Petróleo: Material não renovável encontrado nas plataformas continentais e também em locais premiados com este material submerso.É um material produzido pela natureza que é raro e muito importante.
É utilizado para a produção de combustível para automóveis e aparelhos dependentes deste material.
Relevo Submarino: o relevo submarino é variável. É como se fosse o solo como pisamos, pois possui forma de planície,  pequenas montanhas, cadeias de montanhas e também acidentado. Essas formas de relevo submarino, quando em grandes altitudes podem originar pequenas ilhas ou até arquipélagos.
Enseadas:  são praias com aparência côncava.
Restingas: Terrenos arenosos com exposição as marés, que podem a transformar em outra forma.E possuem vegetação adaptada ao tipo de solo.
Sacos: podem ser chamados de baías ou golfos, com a diferença que os golfos são maiores e com grande expansão. São pontos de ligação com o oceano.Sofrem a ação das marés e podem se fechar e se tornar lagoas costeiras.
Interferência humana no equilíbrio aquático: 
A interferência humana no equilíbrio marítimo é um problema. Essas interferências causam desequilíbrio e a desordem dos oceanos com atividades de retirada do petróleo. No caso de vazamentos, além do petróleo ser menos denso do que a água, e por isso não deixe que a luz solar passe e possibilite a fotossíntese das algas. As algas são as ferramentas mais potentes de renovação do oxigênio, além de renovarem mais oxigênio que as árvores e absorverem mais gás carbônico.
O petróleo também mata aves e outros seres, pois é tóxico. Aves morrem por engolirem ou ficam com suas penas grudadas e descascadas, e assim morrem afogadas.
Outro tipo de interferência é a das usinas termonucleares , que despejam material tóxico e radioativo matando peixes, golfinhos e evidentemente os humanos.
A formação dos oceanos:
Existem duas hipóteses para a existência dos oceanos na Terra, a primeira é o:
Criacionismo: O oceano foi criado e desenvolvido por Deus, que o separou do continente.

Evolucionismo: O oceano foi originado através do grande processo de vulcanismo, que ficou resfriado resultando nas águas. Estes cientistas chamam o único oceano de Panthalassa.
O que também favorece a formação da água é a distância do nosso planeta com o Sol.
Se estivéssimos mais afastados do do Sol, teríamos apenas água congelada, ou nem teríamos. E se estivéssimos mais próximos só teríamos água no estado gasoso.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Doenças Transmissíveis Pelo ar:

Gripe H1N1: 
Hoje em dia, temos ouvido muito em rádios, na televisão, em sites o assunto da Gripe A, ou H1N1 que levantou em surto.
 Esta doença é contagiosa, e têm sintomas semelhantes ao da gripe normal:
 febre repentina de 38 e 39 graus, dor na garganta, articulações ósseas,tosse coriza.
O infectado deve ser tratado logo que o vírus seja detectado, além de receber cuidados especiais e isolamento durante algum tempo.
Podemos prevenir a H1N1 por vacinas, hábitos simples de higiene como lavar bem as mãos, evitar locais aglomerados e fechados, onde há grande abundância de vírus e bactérias.
Poliomielite:
 Poliomielite pode ser prevenida com vacinação, em alguns países que não possuem acesso a vacina ou não possuem muitas informações, como no continente africano e no país indiano.
Essa doença causa a paralisia dos membros inferiores , e é muito conhecida como Paralisia infantil .
Sarampo e Rubéola:
São doenças que são conhecidas. Causam manchas avermelhadas na pele e também febre.
Elas podem ser prevenidas com vacina.
Em gestantes, a Rubéola pode causar deficiências no feto e as mais comuns são:
falta de membros, nascença sem cérebro, deficiência visual ou auditiva e etc...
Caxumba:
Caxumba é uma doença também conhecida por antigamente haver muitos destes casos, e além de ser uma doença horrível é também dolorosa.
A caxumba causa inchaço no pescoço, onde se encontram as glândulas salivares (glândulas que produzem saliva) e causam dor ao infectado.
Meningite: 
A Meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias e fungos, ela ataca as meninges (glândulas que envolvem o cérebro).
E têm como sintomas:
dor de cabeça, rigidez da coluna , vômito a jato e febre.
Prevenimos-a com vacinas, antibióticos e anti-inflamatórios.
Pneumonia: 
É uma doença temida, que resulta de gripes e doenças antecessores mal curadas. A Pneumonia ataca o pulmão, enchendo os brônquios com pus e causando falta de ar e desconforto.
Seus sintomas são febre alta, catarro com coloração escurecida.
A prevenção é simples, dieta saudável e vacina.
Coqueluche:
A Coqueluche é uma doença horrível que foi controlada, mais voltou em grande número de casos.
Seus sintomas são:
vômito, dor, falta de ar,sufocamento e grande prolongamento da tosse como antigamente era chamada "Tosse comprida".
Ela pode ser prevenida com vacina e também com distância dos contagiados, e é bem comum em pequenas crianças.